IMPACTO DA DIVULGAÇÃO DE EVENTOS SUBSEQUENTES NO RETORNO ANORMAL: ESTUDO EM COMPANHIAS DO IBOVESPA
Resumo
O objetivo do estudo consiste em verificar o impacto da divulgação de Eventos Subsequentes no Retorno Anormal das ações em empresas que participam do IBOVESPA. Para tratamento estatístico empregou-se Estudo de Eventos para verificar se a divulgação de Eventos Subsequentes provocou Retorno Anormal das ações. Após isso, os dados foram submetidos à análise confirmatória por meio de procedimentos multivariados utilizando a Regressão com Dados em Painel. Em seguida foi realizada uma análise individualizada na data da ocorrência de 28 tipos diferentes de Eventos Subsequentes divulgados. Os resultados denotam que 16 eventos apresentaram pelo menos um Retorno Anormal significativo na janela temporal, enquanto os outros 12 não impactaram o mercado. A pesquisa contribui para explicar aos gestores como o mercado reage a divulgação de Eventos Subsequentes ocorridos entre o fechamento do período contábil e a data de autorização da emissão das demonstrações contábeis, principalmente pelo fato dos Eventos Subsequentes estarem relacionados, normalmente, com valores expressivos dentro da organização.Palavras-chave: Eventos Subsequentes. Retornos Anormais. Conteúdo Informacional; Relevância da Informação Contábil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.