CAUSAS DA ROTATIVIDADE DE EMPREGADOS EM ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS: UM ESTUDO MULTICASO
Resumo
A rotatividade é o fluxo de entradas e saídas de empregados constantes em uma empresa. Essa movimentação é um fenômeno que vem sendo alvo de pesquisas, visto que essa rotatividade, na maioria das vezes, não é interessante para as empresas. Diante disso, o objetivo deste estudo é diagnosticar as causas que levam a rotatividade de colaboradores em escritórios de contabilidade. Para atingir este objetivo realizou-se um estudo de caso múltiplo junto aos gestores e funcionários de alguns escritórios de contabilidade localizados na cidade de Caxias do Sul-RS. O levantamento foi realizado com base na aplicação de dois questionários, um que o dirigido aos gestores, que foi aplicado através de entrevista estruturada e o outro foi enviado aos funcionários para que os mesmos respondessem de forma escrita, com posterior devolução. A pesquisa, de caráter descritivo, foi analisada quantitativamente e qualitativamente, considerando-se os dados obtidos a partir das respostas dos questionários. Os principais resultados indicam que existe a necessidade na revisão na forma de remuneração dos empregados, bem como a análise de novas estratégias para as condições motivacionais do ambiente de trabalho. Palavras-chave: Rotatividade. Escritórios de Contabilidade. Gestão de Recursos Humanos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.