UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS PELOS CONTADORES CADASTRADOS NA ASSOCIAÇÃO DE PERITOS JUDICIAIS DO ESTADO DE PERNAMBUCO - APJEP

Autores

  • Gleidson Ramos Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Elanuza Gracielly Lira Sá Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Adilson Celestino de Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar quais os métodos mais comuns utilizados pelos Contadores cadastrados na Associação de Peritos Judiciais do Estado de Pernambuco quando da avaliação de empresas. A pesquisa foi realizada com Contadores associados à APJEP por meio de questionário semiestruturado divididos em duas partes. A primeira parte tratou das características profissionais dos contadores respondentes, já a segunda abordou as propriedades do trabalho contábil do profissional em relação às especificidades na avaliação das empresas. Foram enviados 86 questionários via e-mail, sendo obtidas 5 respostas. Em relação aos seus objetivos, a pesquisa é de caráter exploratório. Quanto aos procedimentos, é predominantemente quantitativo, pois houve tanto quantificações na coleta de informações quanto análises aprofundadas em relação ao fenômeno estudado. Os dados utilizados neste trabalho foram obtidos em uma pesquisa quantitativa, sendo os números dispostos através das percentagens e apresentados para traduzir as informações de forma qualitativa. Para análise de dados deste artigo e tabulações das informações em tabelas, foi utilizada como ferramenta de apoio a Microsoft Office Excel 2007. Os Contadores pesquisados foram em sua maioria homens, metade deles possuem especialização e apenas dois com Mestrado. Foi possível concluir que os Contadores mostram o baixo nível de confiabilidade da informação contábil, e também a dificuldade em estimar valores subjetivos. Constatou-se, ainda, que os métodos de avaliação de empresas mais utilizados pelos profissionais da contabilidade associados à APJEP foram nesta ordem o método baseado no fluxo de Caixa e o Método baseado no Balanço Patrimonial.Palavras-Chave: Avaliação de Empresas. Métodos. Contadores.

Biografia do Autor

Gleidson Ramos Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestrando em Controladoria

Elanuza Gracielly Lira Sá, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestranda em Controladoria

Adilson Celestino de Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutor em Administração com linha de pesqusia em Finanças. Mestre em Administração com linha de pesquisa e Finanças das Empresas. Professor do departamento de Administração da UFRPE e professor do mestrado em Controladoria da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2017-07-12

Edição

Seção

ARTIGOS