A RELAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL COM O DESEMPENHO DISCENTE E A QUALIDADE DOS CURSOS SUPERIORES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL
Resumo
O estudo objetivou analisar se há associação do índice de aprovação no exame de suficiência contábil com o desempenho discente e a qualidade dos cursos superiores no Brasil. Para isso, utilizaram-se os dados disponibilizados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no que tange ao número de aprovados no exame de suficiência por estado da federação, as notas do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE) e as notas médias por estado do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Para avaliar os dados foram utilizadas análises descritivas por estado, de todas as variáveis, diagrama de dispersão e matriz de correlação de Pearson, para verificar o grau de associação das variáveis. A análise descritiva evidencia que o estado com maior índice de aprovados no exame de suficiência foi Santa Catarina e o estado com menor aprovação foi o Acre. Sobre o ENADE, foi avaliado o desempenho nos anos de 2009, antes do exame de suficiência, e 2012, após a obrigatoriedade do exame. Os dados apontam para um aumento de 15,12% no desempenho dos estudantes após a obrigatoriedade do exame. As análises de dispersão apontaram uma tendência moderada entre as variáveis, e a matriz de correlação denota que o grau de aprovação no exame de suficiência do CFC está positivamente associado ao ENADE e CPC ao nível de 69,28% e 50,57%, respectivamente. Através dos resultados obtidos mediante análise estatística, torna-se evidente que há uma associação entre o exame de suficiência contábil com o desempenho dos discentes e a qualidade dos cursos superiores em Ciências Contábeis no Brasil.Palavras-chave: Exame de Suficiência. Desempenho Discente. ENADE. Conceito Preliminar de Curso.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.