A RELAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL COM O DESEMPENHO DISCENTE E A QUALIDADE DOS CURSOS SUPERIORES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL

Autores

  • Paulo Vitor Souza de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Uniran Lemos da Cruz Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Eduardo Felicíssimo Lyrio Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Resumo

O estudo objetivou analisar se há associação do índice de aprovação no exame de suficiência contábil com o desempenho discente e a qualidade dos cursos superiores no Brasil. Para isso, utilizaram-se os dados disponibilizados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no que tange ao número de aprovados no exame de suficiência por estado da federação, as notas do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE) e as notas médias por estado do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Para avaliar os dados foram utilizadas análises descritivas por estado, de todas as variáveis, diagrama de dispersão e matriz de correlação de Pearson, para verificar o grau de associação das variáveis. A análise descritiva evidencia que o estado com maior índice de aprovados no exame de suficiência foi Santa Catarina e o estado com menor aprovação foi o Acre. Sobre o ENADE, foi avaliado o desempenho nos anos de 2009, antes do exame de suficiência, e 2012, após a obrigatoriedade do exame. Os dados apontam para um aumento de 15,12% no desempenho dos estudantes após a obrigatoriedade do exame. As análises de dispersão apontaram uma tendência moderada entre as variáveis, e a matriz de correlação denota que o grau de aprovação no exame de suficiência do CFC está positivamente associado ao ENADE e CPC ao nível de 69,28% e 50,57%, respectivamente. Através dos resultados obtidos mediante análise estatística, torna-se evidente que há uma associação entre o exame de suficiência contábil com o desempenho dos discentes e a qualidade dos cursos superiores em Ciências Contábeis no Brasil.Palavras-chave: Exame de Suficiência. Desempenho Discente. ENADE. Conceito Preliminar de Curso.

Biografia do Autor

Paulo Vitor Souza de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Uniran Lemos da Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestrando do Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Eduardo Felicíssimo Lyrio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor da Faculdade de Administração e Finanças (FAF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestre em Ciências Contábeis do Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2017-07-12

Edição

Seção

ARTIGOS