ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA MEDIANTE GERAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE CRÉDITOS DE CARBONO
Resumo
Os créditos de carbono podem ser comercializados criando receitas extras para as empresas que investem na sustentabilidade. Dessa forma, o estudo tem como objetivo geral analisar como a participação em projetos de MDL e geração de créditos de carbono auxiliam na situação econômico-financeira da organização. A pesquisa apresenta-se como um estudo de caso de natureza aplicada, descritiva, exploratória, documental, sendo de acordo com os procedimentos quali-quantitativa. Durante a pesquisa foi possível conhecer as características da empresa, os processos operacionais necessários para geração dos créditos de carbono e a verificação da situação econômico-financeira no período de 1997 a 2011. A partir desta análise, constata-se que a participação da empresa em projetos de MDL para a geração de créditos de carbono influencia positivamente a situação econômico-financeira da empresa, visto que se não fosse considerada a receita extra dos créditos de carbono, os índices apresentariam um desempenho mais baixo. Portanto, foi possível notar que os créditos de carbono, podem ser um elemento chave para o crescimento e solidez das empresas, já que a procura pela redução da poluição e a busca por processos ambientalmente limpos é indispensável para sua garantia e permanência no mercado.Palavras-chave: Protocolo de Quioto. MDL. Créditos de Carbono. Análise econômico-financeira.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.