ESTILOS DE APRENDIZAGEM E INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ANÁLISE EMPÍRICA NA VISÃO DE ESTUDANTES DE CONTABILIDADE

Autores

  • Laís Márcio de Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Bruna Camargos Avelino Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Renata Turola Takamatsu Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em identificar os estilos de aprendizagem, ou seja, as diferentes preferências para perceber e processar as informações, de discentes do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior Federal localizada em Minas Gerais. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário, baseado no Índice de Estilos de Aprendizagem de Felder e Soloman (1991), totalizando 84 respostas válidas. Os resultados foram confrontados com as percepções obtidas também por outras pesquisas já realizadas. Observou-se que a amostra é composta por maioria de respondentes com preferências para os estilos de aprendizagem: ativo, visual, sensorial e sequencial, sendo que, em cada um desses polos, a intensidade leve foi a mais frequente entre os estudantes, exceto no âmbito sensorial, no qual a preferência moderada foi a mais comum. Dessa forma, infere-se que discussões sobre a melhoria no processo de ensino-aprendizagem em contabilidade podem ser fomentadas a partir do mapeamento dos estilos de aprendizagem, possibilitando torná-lo mais eficaz e significativo.Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem. Processo de Ensino-Aprendizagem. Ciências Contábeis.

Biografia do Autor

Laís Márcio de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bruna Camargos Avelino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP)Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG

Renata Turola Takamatsu, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP)Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG

Downloads

Publicado

2017-07-12

Edição

Seção

ARTIGOS