ANÁLISE DOS ASPECTOS TÉCNICOS E EMOCIONAIS DOS CONSUMIDORES DO COMÉRCIO ELETRÔNICO

Autores

  • Ana Claudia da Rosa Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcia Zampieri Grohmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Amanda Carolina de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Veridiane Bárbara de Souza Faculdade Integrada de Santa Maria

Resumo

Este estudo objetiva identificar qual a relação entre os aspectos técnicos (riqueza das informações e sistema de qualidade) e emocionais (ludicidade e confiança) dos consumidores do comércio eletrônico. Para responder tal questão realizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva com estudantes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul, através de um questionário baseado em Oh et al. (2009). Os objetivos específicos foram: adaptar o modelo de Oh et al. (2009) para o contexto brasileiro e testar as doze hipóteses. Na adaptação do modelo, nenhuma dimensão foi excluída. Todas as hipóteses foram realizadas e confirmadas através de regressões múltiplas através da Modelagem de Equações Estruturais.  Os resultados apontaram que, de modo geral, os fatores exercem uma influência moderada no comportamento dos consumidores.

Biografia do Autor

Ana Claudia da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Licenciada peloPrograma Especial de Graduação (PEG) de Professores para a Educação Profissional, Mestra emAdministração pela UFSM. Atuou como Docente substituta de Administração no Instituto FederalFarroupilha (IFFar) - Campus Júlio de Castilhos. Atuou como docente na Faculdade Integrada deSanta Maria (FISMA). Atualmente é doutoranda em Administração da UFSM e Professora EBTT noInstituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

Marcia Zampieri Grohmann, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado emEngenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado emEngenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), na linha depesquisa de Gestão de Negócios. Atualmente é Professora da Universidade Federal de Santa Maria.

Amanda Carolina de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na Universidade Federal deSanta Maria (UFSM). Pós-Graduada em Gerenciamento de Projetos - PMI pela Faculdade Unyleya.Bacharel em Administração pela UFSM. Mestre em Administração pela UFSM.

Veridiane Bárbara de Souza, Faculdade Integrada de Santa Maria

Doutorado em Engenharia de Produção em andamento pela universidade Federal de Santa Maria(UFSM). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduação emAdministração pela Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA). Coordenadora do curso degraduação em Administração da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA) e docente dos cursosde graduação em Administração, Psicologia e Tecnologia em Gestão Comercial na mesmaInstituição.

Referências

ANDRADE, M. C. F.; SILVA, N. T. G. O comércio eletrônico (e-commerce): Um estudo com consumidores. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 98-111, jan./jun. 2017.

CARO, A. Inovatividade, envolvimento, atitude e experiência na adoção da compra on-line. Revista de Administração de Empresas, 51(6), 568–584. 2011

REVISTA INTERFACE

V.16 Nº 2 – Julho a Dezembro de 2019 | ISSN 2237-7506

CASTRO, W. C. E-commerce: vantagens para consumidores e para as empresas. 2011. Disponível em: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/e-commerce/e-commerce--vantagenspara- consumidores-e-para-as-empresas. Acesso em: 10 dez. 2018.

CHEN, D. N., JENG, B., LEE, W. P., & CHUANG, C. H. An agent-based model for consumer-to-business electronic commerce. Expert Systems with Applications, 34(1), 469–481. 2008

COSTA FILHO, B. A.; PIRES, P. J. Revisitando os caixas-automáticos: o modelo TAM (Technology Acceptance Model) aplicado aos ATM’s. In: Encontro da ANPAD, XXVIII, 2004, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPAD, 2004.

COSTA, E. M.; MARQUES, E. V. Usabilidade: Um Estudo Da Percepção De Qualidade No Comércio Eletrônico Brasileiro. In: Encontro da ANPAD, XXXV, 2011, Rio de Janeiro, (Anais eletrônicos...) Rio de Janeiro: ANPAD, 2011. Disponível em: < http://www.anpad.org.br/admin/pdf/ADI530.pdf> Acesso em: 09 nov. 2018.

DAVIS, F. D. Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, v. 13, n. 2, p. 319-340, Sept. 1989.

FERREIRA, J. B. Aceitação e prontidão do consumidor para produtos de alta tecnologia: elaboração e teste empírico do Modelo CART para adoção de produtos de alta tecnologia. 2010. 178 f. Tese (Doutorado em Administração) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

FERNANDES, L. de O.; RAMOS, A. S. M. Modelo adaptado de aceitação da tecnologia para o comércio eletrônico. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 11, n. 1, jan-jun 2012.

GATAUTIS, R., KAZAKEVICIUTE, A., & TARUTIS, M. Controllable factors impact on consumer online behaviour. Economics and Management, v. 19, n 1., p. 63–71, 2014.

GERALDO, G.C., MAINARDES, E.W. Estudo sobre os fatores que afetam a intenção de compras online. REGE - Revista de Gestão, São Paulo, v. 24, p. 181–194, 2017.

GUTMAN, L. F. D.; JOIA, L. A.; MORENO JR, V. A. Antecedentes da intenção de uso de

sistemas de home broker sob a ótica dos investidores do mercado acionário. R. Adm., São Paulo, v.49, n.2, p.353-368, abr./maio/jun. 2014.

GWOZDZ, D. et al. Efeitos do Comércio Eletrônico: a percepção dos empresários associados à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Miguel do Oeste-SC. Revista de Gestão e Tecnologia. Florianópolis, SC, v. 4, n. 1, p. 111-125, jan./jun. 2014

HAIR JR., J. F. et al. Análise Multivariada de Dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

REVISTA INTERFACE

V.16 Nº 2 – Julho a Dezembro de 2019 | ISSN 2237-7506

JOIA, L.A; OLIVEIRA, L.C.B. de. Criação e teste de um modelo para avaliação de websites de comércio eletrônico. Revista de Administração Mackenzie (Online), São Paulo, v..9, n.1, p. 12-36, jan./fev. 2008.

JOIA, L.A; OLIVEIRA, L.C.B. de. Criação e teste de um modelo para avaliação de websites de comércio eletrônico. RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online), São Paulo, v..9, n.1, p. 12-36, jan./fev. 2008.

LOURENZANI, A. E. B. S.; PEREIRA FILHO; N. A., SILVA, A. L. 2001. Utilização de comércio eletrônico na comercialização de hortícolas: um estudo de caso, TCC (Graduação) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto-SP, 2001.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MOREIRA, Sara Patrícia dos Santos. Fatores determinantes na escolha do consumidor: o caso das lojas físicas e online do hipermercado Continente. 2015. Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto, Instituto Politécnico do Porto, 2015.

OH, S.H et al. Consumer Adoption of Virtual Stores in Korea: Focusing on the Role of Trust and Playfulness. Wiley InterScience. v. 26, p. 652-668, July, 2009.

PANDA, R.; SWAR, B. N. Online shopping: an exploratory study toidentify the determinants of shopper buying behaviour. International Journalof Business Insights & Transformation, v. 7, n. 1, p. 1–15, 2013.

PARASURAMAN, A; ZEITHAML, V; MALHOTRA, A. E-S-Qual a multiple-item scale for assessing electronic service quality. Journal of Service Research, v. 7, n. 3, p. 213-233, 2005.

PESTANA, M. H.; GAGEIRO, J. N. Análise de dados para ciências sociais – a complementaridade do SPSS. 4 ed. Lisboa : Edições Lisboa, 2005.

PINTO, F. R.; SOUZA, G. C; MORAES, J. L. Consumidores brasileiros e sua preferência pelo e-commerce internacional. Caderno de Administração, v. 24, n. 1, 2016.

RONDINELLI , J. E-commerce cresce 12,1% no Brasil e fatura R$23,6 bi no 1º semestre de 2018. Redação E-commerce Brasil. 29 ago. 2018. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-cresce-12-1semestre/> Acesso em: 23 jan. 2019.

ROSA, F. C. de S. A utilização do comércio eletrônico pelas empresas de Taguatinga. 2008. 50 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008

REVISTA INTERFACE

V.16 Nº 2 – Julho a Dezembro de 2019 | ISSN 2237-7506

ROSA, R. O.; CASAGRANDA, Y. G.; SPINELLI, F. E. A importância do marketing digital utilizando a influência do comportamento do consumidor. Revista de tecnologia aplicada (RTA), v. 6, n. 2, p. 28-39, mai-ago 2017.

SANTOS, A. J. C.; ARRUDA FILHO, E. J. M. Comportamento Utilitário Hedônico do Consumidor Tecnológico: E-commerce com ambiente da escolha. R. Adm. FACES Journal, Belo Horizonte v. 13 n. 2, p. 99-121, 2014.

TOREZANI, N. O crescimento do e-commerce no Brasil. Revista iMasters, 2008. Disponível em: http://imasters.com.br/artigo/9649/e-commerce/o-crescimento-do-e-commerce-no-brasil/. Acesso em: 05 dez. 2018.

VENKATESH, V. BALA, H. Tecnology Acceptance Model 3 and a Research Agenda on Interventions. Decision Sciences, v. 39, n. 2, May. 2008.

VILA, N.; GIMENO-MARTINEZ, C. Efectos de la RSC sobre el consumidor: una aplicación al sector de transporte público terrestre. Revista Innovar, v. 20, n. 38, p. 235-255, 2010.

Downloads

Publicado

2020-04-26