UM ESTUDO A RESPEITO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, CÂMPUS DE TRÊS LAGOAS

Autores

  • Marco Aurélio Batista de Sousa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ana Letícia Lima de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Renata da Silva Frasnell Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Nilton Cezar Carraro Universidade Federal de São Carlos
  • Sirlei Tonello Tissot Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Universidade. Educação financeira. Administração. Ciências Contábeis. Acadêmicos.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar se os acadêmicos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas são educados financeiramente e se o fato de serem alunos destes cursos contribuem neste processo. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, tendo os resultados coletados por meio de questionários disponibilizados no Google Docs de uma amostra de 86 acadêmicos, sendo 51 de Ciências Contábeis e 35 de Administração. Como resultado, verificou-se que os alunos possuem informações a respeito da prática da educação financeira e que os seus respectivos cursos auxiliam nesta função, além disto também foi possível identificar que a disciplina de administração financeira ministrada em ambos os cursos é a que mais contribui nesta direção, sendo que as seguintes práticas são incentivadas pelos cursos, a saber: realização de aplicações financeiras, poupança, orçamento mensal, investimento na aposentadoria, redução de gastos supérfluos, acompanhamento das notícias sobre economia e mercado financeiro; análise e cálculo de taxas de juros, deduções no imposto de renda, provisão de receitas e despesas, e atentamente aos gastos fixos.

Biografia do Autor

Ana Letícia Lima de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Renata da Silva Frasnell, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Nilton Cezar Carraro, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Engenharia da Produção pela UNIMEP e Professor do Curso de Administração da Universidade Federal de São Carlos, Campus Lagoa do Sino.

Sirlei Tonello Tissot, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Agronegócio pela niversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas (UFMS_CPTL)

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Publicado

2020-04-26