A PRODUÇÃO INTELECTUAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SOBRE O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Autores

  • Nícolas Vitorino Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Moabe Santos de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luí Borges Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Pamela de Medeiros Brandão Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); Ciências Sociais Aplicadas; Produção Intelectual.

Resumo

Este artigo analisa a produção intelectual dos programas de pós-graduação brasileiros em Ciências Sociais Aplicadas sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem quantitativa que empregou a bibliometria para coletar e analisar trabalhos publicados no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no período de 2013 a 2018, que estudaram sobre esse programa. Como resultado, constatou-se que as Ciências Sociais Aplicadas ocupam o terceiro lugar entre a grandes áreas que mais publicam sobre o PAA, apresentando uma produção distribuída em todas as cinco regiões brasileiras, especialmente por meio de programas de pós-graduação das áreas de “Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo” e “Planejamento Urbano e Regional/Demografia”. Evidencia-se uma predominância de trabalhos empíricos e descritivos que analisam/avaliam a implementação do PAA e seus resultados, em municípios ou em territórios específicos. Conclui-se que essa produção ainda se encontra em estágio embrionário, quando comparado as outras áreas de conhecimento, apontando para possibilidades de desenvolvimento de pesquisas que versem sobre segurança alimentar, a inclusão social, a redução da pobreza, emancipação dos indivíduos e dos territórios rurais.

Biografia do Autor

Nícolas Vitorino Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), formado em Técnico em Logística pelo Centro Universitário FACEX (UniFacex). É membro do grupo de Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Institucional e Políticas Públicas, atuando como pesquisador bolsista do Programa de Iniciação Científica da UFRN. Atuou como bolsista de apoio técnico da Pró-Reitoria de Administração (UFRN) e participou do Programa de Monitoria na disciplina de Metodologia de Pesquisa em Administração. É representante discente do Curso de Administração. Possui interesses em desenvolver pesquisas no campo da administração pública, com ênfase em avaliação de políticas públicas e logística organizacional.

Moabe Santos de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), formado em Técnico em Administração pelo Instituto Tecnológico Brasileiro (ITB). 

Luí Borges Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Internacional (2018) e cursa Especialização em Gestão Pública, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Pamela de Medeiros Brandão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com graduação e mestrado em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Adjunto A, do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS/UFRN), atuando em ensino, pesquisa e extensão no Curso Graduação em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP/UFRN), como professora permanente. É vice-diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN), tendo atuado como Assessora Acadêmica do CCSA e Vice-Coordenadora do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas (UFRN-INCRA) financiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Atua como conselheira do Conselho Universitário (CONSUNI), do Conselho Administrativo (CONSAD), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), da Comissão de Graduação da PROGRAD, do Conselho Gestor da política de Memória da UFRN e do Conselho do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CONSEC/CCSA). É membro do grupo de ensino, pesquisa e extensão "Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Solidárias e Estudos no Terceiro Setor (OASIS)"; do grupo de Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Institucional e Políticas Públicas. Interesses na área de turismo e administração com ênfase em Planejamento Governamental e Políticas Públicas, Organizações Públicas e Espaços Públicos Participativos, Gestão de Organizações da Sociedade Civil; Gestão Social e Economia Solidária, Teoria de Redes Sociais e Complexas, Análise de Redes Sociais e áreas afins.

Referências

BNDS. Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/pronaf. Acesso em: 15 abr.2020.

BRASIL. Decreto nº 1946, de 28 de junho de 1996. Brasília, DF, 28 jun. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D1946.htm. Acesso em: 15 abr. 2020.

BRASIL. Decreto nº 8.473, de 22 de junho de 2015. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Decreto/D8473.htm. Acesso em: 16 nov. 2018.

BRASIL. Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003. Brasília, DF, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.696.htm. Acesso em: 10 nov. 2018.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. Balanço de Avaliação da Execução do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA 2003 a 2010. Disponível em: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/paa/visi_paa_geral/documentos/BALANCO%20DE%20AVALIACAO%20GRUPO%20GESTOR%20DO%20PAA%20versao%2024-02-11.pdf. Acesso em: 14 abr. 2020.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Disponível em: http://mds.gov.br/assuntos/seguranca-alimentar/programa-de-aquisicao-de-alimentos-paa. Acesso em: 06 nov. 2018.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. PAA Data. Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/paa/visi_paa_geral/pg_principal.php?url=abertura. Acesso em: 14 abr. 2020.

BRASIL. Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. PAA. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/secretaria/saf-paa/sobre-o-programa. Acesso em: 06 nov. 2018.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Catálogo de Teses e Dissertações. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em 09 abr. 2020.

JUNQUEIRA, Clarissa Pereira; LIMA, Jandir Ferrera de. Políticas públicas para a agricultura familiar no Brasil. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 29, n. 2, p. 159-176, jul. 2008.

LASCOUMES, Pierre; LE GALÈS, Patrick. Sociologia da ação pública. Maceió: EdUFAL, 2012.

MENY, Yves; THOENIG, Jean-Claude. Las políticas públicas. Barcelona: Ariel, 1992

OLIVEIRA, Luciana de Medeiros. Avaliação do processo de implantação do Programa de Aquisição de Alimentos na Modalidade compra institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

SECCHI, Leonardo. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SILVEIRA, Miguel Angelo da; FERRAZ, José Maria Gusman. Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural e Políticas Públicas. In: Congresso Internacional de Desenvolvimento Rural e Agroindústria Familiar, Anais [...] . São Luiz Gonzaga: Uergs, 2005. p. 1436-1440.

SUBIRATS, Joan et al. Análisis y gestión de políticas públicas. Barcelona: Ariel, 2008.

YIN, Robert. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2020-04-26