ESTADO, FINANCEIRIZAÇÃO E POLÍTICA INDUSTRIAL

implicações ao desenvolvimento brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Estado. Financeirização. Guerra fiscal. Política Industrial.

Resumo

A partir do conceito de mundialização financeira e entendendo que a partir dos anos 1990 políticas estaduais de incentivos fiscais-financeiros geraram a chamada guerra fiscal entre os entes federativos no Brasil, o presente estudo busca discutir o conceito de Estado, dentro de uma perspectiva marxista tradicional, analisando sua composição para deduzir sua capacidade em induzir resultados econômicos que gerem uma distribuição de renda menos centralizada, discutindo a possibilidade de atuação do mesmo como ente regulador e incentivador de atividades produtivas. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa de caráter bibliográfico em alguns dos principais autores sobre a temática. Nos resultados, considerou-se que uma política nacional de desenvolvimento, focada nas atividades industriais, constitui-se como uma das estratégias capazes de proporcionar melhores resultados econômicos, pelo potencial de geração de emprego e renda e pelos efeitos de encadeamento do setor, sendo uma alternativa à estrutura de economia política vigente, que tem priorizado a valorização do capital a partir de instrumentos financeiros.

Biografia do Autor

William Eufrásio Nunes Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Associado do Departamento de economia e do programa de Mestrado em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Luiz Vinicius Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Economista e Mestrando em Economia pela UFRN.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural (Feminismos Plurais/coordenação de Djamila Ribeiro). Sueli Carneiro, Pólen, São Paulo, 2019.

BERCOVICI, Gilberto. Desigualdades Regionais, Estado e Constituição. São Paulo, 2013.

BRUNO, Miguel. Financeirização e crescimento econômico: o caso do Brasil. ComCiência, Campinas, 2011.

BRUNO, Miguel. Financeirização e desenvolvimento no Brasil. Revista Rumos, Rio de Janeiro, 2019.

BRUNO, Miguel; CAFFE, Ricardo. Estado e financeirização no Brasil: interdependências macroeconômicas e limites estruturais ao desenvolvimento. Economia e Sociedade, Campinas, v. 26, Número Especial, p. 1025-1062, dez. 2017.

CARIO, Silvio Antonio. Avaliação do Processo de Desindustrialização em Santa Catarina: Características e Caminhos para a Retomada do Crescimento. – NEIITEC UFSC, Florianópolis.

CHANG, Ha Joon. Entrevista ao El País, janeiro de 2018.

CARIO, Silvio Antonio. Chutando a Escada. Editora Unesp. São Paulo, 2004.

CHESNAIS, François. A emergência de um regime de acumulação mundial predominantemente financeiro, Praga – Revista de Estudos Marxistas, nº 3, São Paulo: Hucitec, 1997, pp. 19-46.

FURTADO, Celso. Teoria e Política do Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

HIRSCHMAN, Abert. Transmissão inter-regional e internacional do crescimento econômico. In: SCHWARTZMAN, Jacques. Economia regional: textos escolhidos. Belo Horizonte, Cedeplar, p. 35-53, 1977.

MARIUTTI, Eduardo Barros. EUA: fundamentos e tendências gerais da hegemonia estadunidense no pós-guerra fria. In: (orgs.) CARDOSO JR, José Celso; ACIOLY, Luciana; MATIJASCIC Milko. Trajetórias recentes de desenvolvimento: estudos de experiências internacionais selecionadas. IPEA, Brasília, 2009.

MARX, Karl. O Capital, Crítica da Economia Política. Nova cultual, São Paulo, 1988.

MENDES JUNIOR, Biagio de Oliveira. Setor Têxtil, Caderno Setorial ETENE, 2017

OFFE, Claus. A democracia contra o Estado de bem-estar? In: OFFE, Claus. Capitalismo desorganizado. Editora Brasiliense, São Paulo, 1989.

OLIVEIRA. Francisco de. Crítica à razão dualista: o ornitorrinco. Boitempo, 1. ed., São Paulo, 2003.

PEREIRA, W. E. N. Notas sobre a Intervenção do Estado Capitalista no Espaço Urbano. Interface, Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. UFRN, v. 10 n. 1 Natal, 2013.

PEREIRA, W. E. N. Do Estado Liberal ao Neoliberal. Interface, Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. UFRN, v.1 n.1, Natal, 2004

PEREIRA, W. E. N. O Desenvolvimento Econômico e a Redução das Desigualdades Regionais enquanto Princípios Constitucionais desrespeitados por Políticas Incentivadoras da Guerra Fiscal. Mimeo, Notas de aula de disciplina Economia Regional. Programa de Pós-Graduação em Economia. CCSA/UFRN, Natal, 2018.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Downloads

Publicado

2021-06-29