O MODELO BIG FIVE DE PERSONALIDADE E A EDUCAÇÃO FINANCEIRA ENTRE ESTUDANTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE JOÃO PESSOA - PB
Resumo
O intuito deste estudo foi descrever a relação entre o modelo de personalidade Big Five e fatores de comportamento financeiro e de educação financeira de estudantes de graduação em João Pessoa - PB. O trabalho consiste em uma pesquisa aplicada e descritiva, tendo abordagem quantitativa. As informações foram analisadas através de medidas estatísticas simples (frequência, média, mediana e moda) e foram utilizados o teste U de Mann-Whitney, análise fatorial e testes de correlação. Nos resultados, pode ser observada a porcentagem de 68,35% para estudantes não equilibrados financeiramente, evidenciando um resultado ruim perante às finanças. Percebeu-se uma relação positiva entre nível de segurança em finanças pessoais e extroversão e consciência, demonstrando que quanto mais forte for a presença dessas dimensões de personalidade, maior será o nível de confiança com as finanças. Foi concretizado o alcance do objetivo principal deste estudo, evidenciando a tendência de que os indivíduos mais conscientes tendem a possuir maior hábito de poupar e/ou investir, e de planejar suas finanças pessoais, por serem mais organizados e responsáveis. Palavras-chave: Modelo Big Five de Personalidade. Educação Financeira. Estudantes de Graduação.Referências
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