O MODELO BIG FIVE DE PERSONALIDADE E A EDUCAÇÃO FINANCEIRA ENTRE ESTUDANTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE JOÃO PESSOA - PB

Autores

  • Allisson Silva dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Odilon Saturnino Universidade Federal da Paraíba
  • Glauco Barbosa de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Herbert José Cavalcanti de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Resumo

O intuito deste estudo foi descrever a relação entre o modelo de personalidade Big Five e fatores de comportamento financeiro e de educação financeira de estudantes de graduação em João Pessoa - PB. O trabalho consiste em uma pesquisa aplicada e descritiva, tendo abordagem quantitativa. As informações foram analisadas através de medidas estatísticas simples (frequência, média, mediana e moda) e foram utilizados o teste U de Mann-Whitney, análise fatorial e testes de correlação. Nos resultados, pode ser observada a porcentagem de 68,35% para estudantes não equilibrados financeiramente, evidenciando um resultado ruim perante às finanças. Percebeu-se uma relação positiva entre nível de segurança em finanças pessoais e extroversão e consciência, demonstrando que quanto mais forte for a presença dessas dimensões de personalidade, maior será o nível de confiança com as finanças. Foi concretizado o alcance do objetivo principal deste estudo, evidenciando a tendência de que os indivíduos mais conscientes tendem a possuir maior hábito de poupar e/ou investir, e de planejar suas finanças pessoais, por serem mais organizados e responsáveis. Palavras-chave: Modelo Big Five de Personalidade. Educação Financeira. Estudantes de Graduação.

Biografia do Autor

Allisson Silva dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Administração com ênfase em Finanças e Métodos Quantitativos pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Especializando em Metodologias Ativas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Bacharel em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Educação Financeira de Impacto - NUPEFI/IFPB e do Núcleo de Estudos em Gestão e Negócios - NEGN/IFPB. Possui a certificação financeira CPA-20 emitida pela ANBIMA.

Odilon Saturnino, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Administração com ênfase em Finanças, professor do IFPB.

Glauco Barbosa de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e do Trabalho.

Herbert José Cavalcanti de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Possui graduação em licenciatura plena em Matemática, e Mestre em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

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Publicado

2024-02-21