ATITUDES SOCIAIS DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Autores

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência, Ciências Contábeis, Atitudes Sociais

Resumo

O presente estudo teve por objetivo mensurar e analisar o grau de favorabilidade das atitudes sociais dos discentes de Ciências Contábeis, em relação à inclusão de alunos com deficiência na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, com abordagem de método misto, qualitativa e quantitativa, documental e levantamento (survey). Para análise dos dados, os alunos foram divididos em grupos em razão da idade, tempo de permanência na instituição, experiência com Pessoas com Deficiência, tipos de experiências e classificação econômica. O instrumento de coleta de dados foi o questionário com a Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão (ELASI). Foram obtidos 291 questionários válidos, os dados foram tratados por meio do software estatístico SPSS, com o uso de estatísticas descritivas e testes não-paramétricos. Os resultados indicaram que as atitudes sociais dos alunos foram favoráveis à inclusão de alunos com deficiência. Por fim, os resultados sugerem que as atitudes sociais sofrem influência das características do indivíduo, além das características dos grupos, o que as tornam específicas e podem estar relacionadas a um conjunto de fatores e não exatamente a uma variável isolada.

Biografia do Autor

Monica Zaidan Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Administração de Empresas e Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa 'Políticas de Inclusão e Tecnologias Assistivas na Educação Contábil e Financeira' do PPGCC/UFRJ.

José Augusto Veiga da Costa Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Brasileira de Administração Pública - EBAP/FGV (1982), mestrado em Ciências Contábeis pelo Instituto Superior de Estudos Contábeis - ISEC/FGV (1988), doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas - EAESP/FGV (1995) e pós Doutorado em Contabilidade e Controladoria - FEA/ USP (2000). Professor do Departamento de Contabilidade e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autor e co-autor de artigos publicados em periódicos e congressos especializados, bem como dois livros técnicos. Tem experiência nas áreas de Ciências Contábeis e Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Econômico-Financeira, Contabilidade Societária e Contabilidade Internacional.

Downloads

Publicado

2021-12-09