ATITUDES SOCIAIS DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Pessoas com Deficiência, Ciências Contábeis, Atitudes SociaisResumo
O presente estudo teve por objetivo mensurar e analisar o grau de favorabilidade das atitudes sociais dos discentes de Ciências Contábeis, em relação à inclusão de alunos com deficiência na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, com abordagem de método misto, qualitativa e quantitativa, documental e levantamento (survey). Para análise dos dados, os alunos foram divididos em grupos em razão da idade, tempo de permanência na instituição, experiência com Pessoas com Deficiência, tipos de experiências e classificação econômica. O instrumento de coleta de dados foi o questionário com a Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão (ELASI). Foram obtidos 291 questionários válidos, os dados foram tratados por meio do software estatístico SPSS, com o uso de estatísticas descritivas e testes não-paramétricos. Os resultados indicaram que as atitudes sociais dos alunos foram favoráveis à inclusão de alunos com deficiência. Por fim, os resultados sugerem que as atitudes sociais sofrem influência das características do indivíduo, além das características dos grupos, o que as tornam específicas e podem estar relacionadas a um conjunto de fatores e não exatamente a uma variável isolada.Downloads
Publicado
2021-12-09
Edição
Seção
ARTIGOS
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