A PROMOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA A PARTIR DAS DEMANDAS DE INFORMAÇÕES DA SOCIEDADE
o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Palavras-chave:
Lei de Acesso à Informação. Transparência Passiva. Serviço de Informação ao Cidadão.Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar as informações mais solicitadas pela sociedade ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), a partir dos pedidos de acesso à informação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quali-quantitativa, realizada por meio de levantamento no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), nos últimos quatro anos (2015 a 2019). Os 781 pedidos de informação foram categorizados por meio da análise de conteúdo, evidenciando as categorias mais requisitadas. O tema estratégico “Gestão de Pessoas” figurou durante todos os anos como aquele com o maior número de solicitações de informação, sendo a Diretoria de Gestão de Pessoas o setor mais requisitado. A categoria temática “Seleção e mobilidade de pessoal” representou mais da metade dos pedidos de acesso à informação, com 51,47% das solicitações. O estudo apontou ainda uma possível utilização do canal de acesso para o atendimento às demandas de caráter individual e não societário. Os resultados encontrados reforçam a necessidade da instituição de buscar uma coordenação e padronização da gestão de informação entre a área de Gestão de Pessoas e de Comunicação Social do instituto, além de sinalizarem a importância de mobilizar e encorajar a sociedade a ocupar os espaços existentes enquanto agentes fiscalizadores das práticas de gestão.Referências
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