JUSTIÇA ORGANIZACIONAL, INSTITUIÇÕES E SATISFAÇÃO NO TRABALHO

uma análise em uma empresa do setor aéreo

Autores

  • Oz Iazdi Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Érika Fernanda Bistaffa Freire Esalq Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

justiça organizacional, institucionalismo, satisfação no trabalho

Resumo

Diante das mudanças institucionais dentro das organizações, a busca pela satisfação dos funcionários, entendida tanto como um fator instrumental ao sucesso empresarial quanto como um elemento de dignidade per se, torna-se um desafio inerente à gestão de pessoas. Sendo assim, este artigo tem dois objetivos: primeiro, mostrar, através de uma revisão e análise teórica, que a multidimensionalidade da justiça organizacional é um elemento fundamental da percepção que os trabalhadores têm sobre sua condição, tanto sob uma visão cognitiva quanto institucionalista; segundo, avaliar, por meio da aplicação de um questionário, como as dimensões distributivas, procedimentais e interacionais da justiça são percebidas por funcionários da base de manutenção de uma companhia aérea, bem como verificar a relação dessas dimensões com sua satisfação em relação ao trabalho e à organização. Os resultados empíricos indicam que há uma correlação positiva entre as três dimensões da justiça organizacional e que a percepção de justiça também influencia positivamente a satisfação no trabalho.

Biografia do Autor

Érika Fernanda Bistaffa Freire , Esalq Universidade de São Paulo

Possui graduação em Secretariado Executivo Bilíngue pela Faculdade de Direito de São Carlos(2007). Atualmente é Secretária da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2022-12-01