PROCESSO DE TRABALHO E DE VALORIZAÇÃO CAPITALISTA
uma abordagem a partir de Marx
Palavras-chave:
Emprego, Ocupação, Trabalho, Processo de trabalho, Processo de valorizaçãoResumo
O artigo analisa o processo de trabalho a partir de uma leitura marxista que defende que o referido processo se constitui no locus do emprego e da ocupação da força de trabalho. A hipótese é que em Marx a categoria trabalho abstrato, na sociedade capitalista, é a gênese do processo de criação da mais-valia e o mantenedor do processo de acumulação do capital. Conclui-se que a dinâmica interna do processo de trabalho impõe diversas transformações no processo de produção de valores de uso. Uma dessas mudanças ocorre na composição orgânica do capital diminuindo a parte variável através de sua substituição por forças produtivas pertencentes ao capital constante. Este movimento aumenta a competitividade do capital, cria o exército industrial de reserva e, consequentemente, aguça o conflito político entre o trabalho e o capital mas, ao mesmo tempo, acirra o conflito no interior da própria classe trabalhadora.Referências
LESSA, Sergio. Mundo dos homens: trabalho e ser social. São Paulo: Boitempo, 2002.
LUKÁCS, G. Os princípios ontológicos fundamentais de Marx. São Paulo: Ciências Humanas, 1979.
MARX, Karl. Capítulo VI inédito de O capital: resultados do processo do processo de produção imediata. São Paulo: Editora Moraes, 1985a.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 2. Ed., São Paulo: Nova Cultural, 1985b. (Coleção os Economistas, L1, t1).
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 2. Ed., São Paulo: Nova Cultural, 1985c. (Coleção os Economistas; L1, t2).
MARX, Karl. Teorias da mais-valia: história crítica do pensamento econômico. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980. (L4, v1).
POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens da nossa época. Rio de Janeiro: Campus, 1988. (Contribuições em Ciências Sociais; 7).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN, para fins de divulgação científica na Revista Interface.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.