ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR RESIDENTE EM SANTA TEREZA DO OESTE/PR E SUA RELAÇÃO COM O COMÉRCIO CASCAVELENSE

Autores

Palavras-chave:

Marketing, Comportamento do Consumidor, Tomada de Decisão

Resumo

A análise do comportamento do consumidor é relevante para as organizações que visam o crescimento sustentável de seus negócios. Conhecer os clientes é fator essencial para atendê-los com excelência em suas necessidades. Neste contexto, o objetivo da pesquisa foi analisar os principais fatores que influenciam na decisão de compra dos clientes residentes em Santa Tereza do Oeste/PR, verificando se existe preferência em consumir nesta cidade ou na cidade de Cascavel/PR. Trata-se de uma pesquisa exploratória, quantitativa e utilizou a survey como instrumento de coleta. A amostra utilizada foi não probabilística por acessibilidade e a análise realizada pautou-se na estatística descritiva e bidimensional. Os principais achados foram que os consumidores possuem preferência pelo comércio cascavelense devido a fatores como preço, qualidade de atendimento e dos produtos e a maior variedade de produtos ofertados pelo comércio da cidade. Cruzando os dados da pesquisa averiguou-se significativa relação entre idade e o local escolhido para realização das compras; os grupos considerados jovens e jovens adultos apresentam significativa preferência pelo comércio da cidade de Cascavel, podendo este comportamento ser representativo de questões como trabalho na região e escolaridade superior.

Biografia do Autor

Eric Vinicius Lucion, Univel Centro Universitário

Mestre em Administração

Ronaldo José Seramim, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestre em Administração

Gustavo Yuho Endo, Business School Unoeste & UTFPR

Mestre em Administração e Doutorando em Engenharia de Produção

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Publicado

2022-06-01