A DISTRIBUIÇÃO DO CORPO DOCENTE E DESIGUALDADE DE ACESSO À EDUCAÇÃO

o caso de Natal/RN

Autores

  • Karoline de Oliveira Universidade Federal do ABC Paulista
  • Anderson Cristopher dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Desigualdades escolares, Alocação docente, Oportunidades educacionais

Resumo

Muitos são os fatores que podem agir em conjunto para produzir desigualdades ao acesso dos bens e serviços educacionais. Neste sentido, um importante papel das políticas sociais seria o de democratizar o acesso aos serviços, promovendo princípios de justiça e equidade. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a existência de desigualdades na distribuição dos professores entre as escolas de ensino médio em Natal. Para tanto, foram definidas três categorias analíticas: I) Características pessoais; II) Formação e desenvolvimento profissional, e; III) Relação do professor com a escola. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de survey em 38 escolas de ensino médio do município do Natal/RN. Os bairros foram classificados como mais ou menos favorecidos, a partir de indicadores socioeconômicos e evidências apresentadas pela literatura. Essa classificação teve objetivo estritamente analítico, como modo de compreender se a alocação docente em Natal segue algum padrão de desigualdade. Os resultados apresentam uma heterogeneidade na distribuição das características do corpo docente no município. Contudo, a pesquisa também revela que as principais diferenças estão presentes nas variáveis ligadas aos pedidos de remoção e a expectativa em relação aos alunos, indicando um padrão de concentração desses professores em bairros mais favorecidos da cidade.

Biografia do Autor

Karoline de Oliveira, Universidade Federal do ABC Paulista

Graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é mestra em Estudos Urbanos e Regionais pela mesma instituição (2020). Atualmente, é doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC).

Anderson Cristopher dos Santos , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Professor do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2024-02-21