A DISTRIBUIÇÃO DO CORPO DOCENTE E DESIGUALDADE DE ACESSO À EDUCAÇÃO
o caso de Natal/RN
Palavras-chave:
Desigualdades escolares, Alocação docente, Oportunidades educacionaisResumo
Muitos são os fatores que podem agir em conjunto para produzir desigualdades ao acesso dos bens e serviços educacionais. Neste sentido, um importante papel das políticas sociais seria o de democratizar o acesso aos serviços, promovendo princípios de justiça e equidade. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a existência de desigualdades na distribuição dos professores entre as escolas de ensino médio em Natal. Para tanto, foram definidas três categorias analíticas: I) Características pessoais; II) Formação e desenvolvimento profissional, e; III) Relação do professor com a escola. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de survey em 38 escolas de ensino médio do município do Natal/RN. Os bairros foram classificados como mais ou menos favorecidos, a partir de indicadores socioeconômicos e evidências apresentadas pela literatura. Essa classificação teve objetivo estritamente analítico, como modo de compreender se a alocação docente em Natal segue algum padrão de desigualdade. Os resultados apresentam uma heterogeneidade na distribuição das características do corpo docente no município. Contudo, a pesquisa também revela que as principais diferenças estão presentes nas variáveis ligadas aos pedidos de remoção e a expectativa em relação aos alunos, indicando um padrão de concentração desses professores em bairros mais favorecidos da cidade.Referências
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