ANÁLISE DOS SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo verificar a percepção dos gestores de pequenas empresas sobre os sistemas de controle interno – C.I., em relação à colaboração com a gestão empresarial. Para a realização desse estudo utilizou-se a pesquisa exploratória quanto aos objetivos. Referente aos procedimentos é classificada como levantamento. Quanto à abordagem do problema, é quantitativa, com aplicação de Análise de Cluster, usando dados primários obtidos por meio de questionário, aplicado a 14 gestores de empresas de pequeno porte. Considerando empresas dos ramos de comércio de confecção, calçadista e prestação de serviço. Concluiu-se que nas empresas pesquisadas, a percepção dos empresários está mais focada no C.I. de custos e de vendas. Pois, foram as variáveis que tiveram maior expressividade. No entanto, é perceptível que o C.I. é de relevância para os profissionais que necessitam ter o conhecimento geral da empresa, dos processos, operações, funções, sistemas e atividades da entidade e que integram a visão geral do C.I.Referências
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