AVALIAÇÃO DAS CARACTERISTICAS DOS TRABALHADORES DO NÍVEL OPERACIONAL DO SUBSETOR ADMINISTRAÇÃO PUBLICA DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS/MG

Autores

  • Renan Zorzy dos Santos Cardoso Universidade Estadual de Montes Claros
  • Éder de Souza Beirão Universidade Estadual de Montes Claros
  • Roney Versiani Sindeaux Universidade Estadual de Montes Claros
  • Simone Viana Duarte Universidade Estadual de Montes Claros

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as características dos trabalhadores do nível operacional do subsetor Administração Pública do município de Montes Claros/MG. O tipo de pesquisa utilizado no estudo foi a descritiva e bibliográfica, assumindo a forma de um estudo de caso do mercado de trabalho do municipio de Montes Claros/MG. Possui abordagem quantitativa de dados, tendo esses sido extraidos por meio de levantamento na Relação anual de Informações Sociais (RAIS), banco de dados disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os trabalhadores desse subsetor em sua maior parte estão localizados no Grupo 3 representados pelos trabalhadores com ensino superior, tendo sua maior representatividade na faixa etária dos 40 a 49 anos e recebendo em média cerca de 1 a 2 salários mínimos. As mulheres representam média de 58.19% do total habitantes do município, sendo responsáveis, possuindo um maior percentual de escolaridade, em relação aos homens do município. Porém, as maiores faixas salariais pertencem aos homens, em detrimento das mulheres. Este cenário representa as desigualdades do mercado de trabalho local e servem de modelo, para que sejam identificadas as dificuldades existente em todo o Brasil.

Biografia do Autor

Renan Zorzy dos Santos Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros

Éder de Souza Beirão, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestrando em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros

Roney Versiani Sindeaux, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Simone Viana Duarte, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora no Departamento de Ciências da Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Publicado

2018-12-31